Plantas terapêuticas

O uso das plantas de Deus com fins terapêuticos é milenar. A natureza continua sendo o melhor remédio que o homem precisa para aliviar seus sofrimentos e curar seus males. O estudo científico das plantas tem contribuído para a segurança e eficácia do uso das ervas.

A experiência destes 26 anos vem me mostrando claramente que não basta apenas usar as ervas para o alívio dos sofrimentos. É preciso olhar para o ser humano na sua totalidade. O mercado dos remédios naturais vem ganhando espaço por apresentar menos riscos de efeitos colaterais. Muitos escolhem esta forma de tratamento por esta razão, mas outros optam pelos remédios naturais por acreditarem na sua força de cura. Mas não será suficiente se realmente não levarmos o paciente a ser agente da sua vida e da sua saúde. Não basta procurar um remédio para a doença sem tratar o doente. É por isso que quero situar o uso das plantas como terapia no contexto da terapia holística.

Pe. Paulo Wendling

POMADA DE CALÊNDULA

POMADA DE CALÊNDULA site calendu,,,,1 zite calendula 3 zite calendula..2

*INGREDIENTES: gordura de coco, flores de calêndula.

*MODO DE PREPARAR: Usar gordura de coco e panela inox. Picar as flores e talos pequenos. Deixar esquentar bem a gordura. Fritar e mexer com colher de madeira. Para cada 500 g de gordura, usamos duas mãos de flores de calêndula. Quando estiver bem frito, passar a colher e quando ouvir estalos, desligar o fogo, cobrir a panela e deixar até a manhã seguinte. No outro dia, esquentar levemente a panela, coar e guardar em potes, no escuro. Pode-se acrescentar um pouco de cera de abelha (não usar cera de vela). Pode-se também acrescentar um pouco, cerca de ¼ ou menos, de óleo de oliva extra virgem, no momento de coar a pomada. Não aquecer acima de 40° o óleo de oliva.

*INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: varizes; cicatrizes de cirurgias; unhas encravadas; infecções; feridas; coceiras; câncer de pele; queimaduras; artrite; artrose; fístulas; luxação; cólica renal; pelugem; espinhas; inflamação dos testículos; infecção dos ovários; psoríase.

*MODO DE USAR: em feridas antigas, de muitos anos, não usar diretamente sobre a ferida, usar ao redor da ferida. Em varizes jamais fazer massagens. Usar a pomada de calêndula de baixo para cima, na direção do coração.calend1calend4calen3calend5calend6

 

Zedoária

ZEDOARIA FOTO SITE 2015

 

NOME CIENTÍFICO: Curcuma zedoaria

PRINCIPIOS ATIVOS: VITAMINAS: B1, B2, B6; sais minerais: cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo, sódio; resina; óleo essencial; pigmento azul; substâncias terpenóides; amido; mucilagem; taninos.

PROPRIEDADES TERAPEUTICAS: digestivas; expectorantes; diuréticas; antibióticas; hipocolesterinizantes; coleréticas; colagogas; tônicas; estimulantes; anti-sépticas.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:

SISTEMA DIGESTÓRIO: ativador da função hepática, da secreção biliar; normaliza o colesterol; mau hálito; gastrite; gases; flatulência;  azia; úlcera estomacal e duodenal; má digestão; intoxicação alimentar; hepatite; cálculos biliares.

SISTEMA URINÁRIO: ativa a função renal; gota; cálculos renais;

SISTEMA RESPIRATÓRIO: tosses; bronquite catarral.

SISTEMA NERVOSO: insônia.

OUTRAS: depurativo do sangue

USO ESPECIAL: O rizoma pode ser usado como alimento para reduzir problemas gástricos, como azia, má digestão, gastrite com efeito imediato. Pode simplesmente ser mastigado cru.

IMPORTANTE: A raiz pode ser secada e também conservada em vinagre para ser consumida com a comida.

CUIDADOS: evitar em gestantes e lactantes.

DOSES DECOCÇÃO: 3 xícaras ao dia.

 

Açafrão da Terra

AÇAFRÃO FOTO SITE 2015

NOME CIENTIFICO: Curcuma longa (AÇAFRÃO DA TERRA)

PARTE USADA: rizoma.

PRINCÍPIOS ATIVOS: óleo essencial; saponinas; substâncias amargas; curcumina; resinas; amido.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: antioxidantes; anti-espasmódicas; colagogas; anti-bióticas;  coleréticas; hepatoprotetoras; estomáquicas; anti-inflamatórias.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:

 SISTEMA DIGESTÓRIO: vesícula preguiçosa; problemas no fígado; diabete; colesterol;  ativa a função hepática.

SISTEMA URINÁRIO: reumatismo; gota; ácido úrico.

OUTRAS: câncer; radicais livres.

USO EXTERNO: para espinhas ou pele irritada, fazer uma pasta com açafrão e água e aplicar à noite.

IMPORTANTE: Sua absorção no organismo se processa mediante a mistura com a pimenta do reino. Portanto, diluir o pó do açafrão com óleo de oliva extra virgem ou óleo de linhaça extra virgem ou óleo de coco extra virgem com a pimenta do reino. Pode-se simplesmente misturar os ingredientes junto com a comida no prato.

RELEVANTE: A cúrcuma é o melhor anti-inflamatório natural pesquisado até hoje.

CUIDADOS:
- não usar grandes doses.
– evitar em gestantes.