Reportagens e Eventos

Deus me chamou para promover e cuidar da vida das pessoas, ensinando-as a cuidar da alimentação e de tudo o que envolve o viver.

Entendo cada vez mais que fui ordenado para defender e promover os fracos e oprimidos e não os frascos e comprimidos... Por isso, trabalho incansavelmente para promover a vida!!!

Pe. Paulo Wendling

  • INVESTINDO NAS NOVAS GERAÇÕES
    17.0518
  • joaneta03INVESTINDO NAS NOVAS GERAÇÕES

    Apostando e dando subsídios para as NOVAS GERAÇÕES, a Escola Municipal de Ensino Fundamental SANTA JOANA FRANCISCA, de Joaneta – PICADA CAFÉ-RS, convidou o Pe.Paulo para palestrar. Com o enfoque no PROJETO DA ESCOLA AGRICULTURA FAMILIAR Pe.Paulo falou para os alunos do 8º e 9º anos.  Enfatizou e motivou os alunos sobre a importância do cuidado com a saúde, meio ambiente e água. A Escola acredita e incentiva seus alunos para que sejam forjadores da sua própria história. Direção e Professores reforçam a Produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos e a agricultura familiar. Parabéns à Direção, Professores e alunos.

    joaneta5joaneta1joaneta01joaneta4.

     

     

     

     

     

     

     

  • PRINCIPIOS BÁSCIOS DA SAÚDE
    26.04.18
  • PRINCÍPIOS BÁSICOS DA SAÚDE

    Dia 26 de abril, na PARÓQUIA IGREJA DIVINO ESPIRITO SANTO, Bairro Fátima EM Caxias do sul-RS, Pe.Paulo Wendling palestrou sobre os Princípios Básicos da Saúde. Inicialmente fundamentou o tema referindo-se ao Pai da MEDICINA: HIPOCRATES. Ressaltou que terapia holística foi praticada desde a Antiguidade, pelo próprio Hipócrates. Quando hoje tomamos consciência da medicina natural estamos, no fundo, voltando às perspectivas holísticas das origens. E depois de Hipocrates, a medicina natural foi praticada por Jesus. E Ele é a inspiração para os cuidados básicos da saúde.

    caxias.01 caxias.1 caxias.3 caxias.4 caxias.6 caxias.7

  • OSCAR DA SABEDORIA
  •  

    KOKHMAHÁ: SEJA SÁBIO

    OSCAR DA SABEDORIAOSCAR 1OSCAR 2

    O Prêmio Kokhmahá reconhece as pessoas e instituições que tiveram destaque durante o ano, promovendo a temática relacionadas às práticas integrativas em saúde, terapias e demais temas relacionados à ciência, saúde e espiritualidade. Que também contribuíram para um mundo melhor. Neste ano de 2018 Pe.Paulo foi um dos agraciados com o Prêmio Kokhmahá.

    OSCAR 3

     

  • PALESTRANTE NO 12º ENCONTRO HOLÍSTICO BRASILEIRO
    14.04.18
  •  

    PALESTRANTE INSPIRADOR

    No 12º ENCONTRO HOLISTICO BRASILEIRO que reuniu mais de seis mil  pessoas no dias 13, 14 E 15 de abril, no Centro de Eventos da PUCRS, Pe.Paulo foi um dos palestrantes esperados pelos PARTICIPANTES. Palestrante Inspirador, Pe.Paulo falou DIA 14 ABRIL SOBRE O tema; FICA LIVRE DA TUA DOENÇA. Com sabedoria encantou os participantes com suas experiências de mais de 30 anos como terapeuta da MEDICINA TRADICIONAL HOLISTICA.

    Ao final da palestra, o Padre Paulo Wendling, recebeu o Prêmio KOKHMAHÁ (SABEDORIA).

    PUC 1 PUC 2 PUC 3 PUC 4 PUC 5 PUC 6 PUC 7 PUC 8 PUC 9 PUC 10

     

  • Boas Práticas – HOMENAGEM DO BAIRRO RONDÔNIA -NH
  • Boas Praticas

  • PALESTRANTE INSPIRADOR
    14.04.18
  • Pe. Paulo Wendling será um dos palestrastes no 12º Encontro HOLÍSTICO BRASILERIO- CIÊNCIA, SAÚDE E ESPIRITUALIDADE.

    O Evento será nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2018, CENTRO DE EVENTOS DA PUCRS – Porto Alegre/RS

    FICA LIVRE DA TUA DOENÇA, será o foco do palestrante inspirador PE. PAULO no horário das 16h20min do dia 14 de abril.

     

     

  • NATUREZA E SAÚDE
    19. 01.18
  • NATUREZA E SAÚDE

    Na sexta-feira, dia 19 de janeiro, na cidade de Amparo-SP, no NÚCLEO EQUILIBRIM, Pe.Paulo Wendling falou para um seleto público sobre NATUREZA E SAUDE. Esclareceu perguntas como:O QUE É MITO?O QUE É VERDADE? QUAIS AS MELHORES ESCOLHAS DENTRE ALGUNS ALIMENTOS? TIPO DE SAL? TIPO DE AÇÚCAR? LEITE, PODE?  QUAISA AS PLANTAS QUE SÃO “SANTOS” REMÉDIOS?COMO UTILIZA-LAS?

    amapro 3 amapro4 amapro6 amparo 1 amparo 2 amparo5

  • INTEGRAR CORPO, MENTE E ALMA
    23.11.17
  • INTEGRAR CORPO, MENTE E ALMA

    Através da Secretaria da Saúde o município de São José do Hortêncio/RS , o Núcleo de Apoio à Atenção Básica da Saúde Mental, mobilizou a comunidade para um encontro com o Pe.Paulo. De forma descontraída e com sabedoria, Pe. Paulo  conversou com o grupo  sobre a necessidade de integrar corpo, mente e alma para que tenhamos boa saúde. Também deixou claro que “nenhum chá tem poder de curar tudo. Nós nos curamos como um todo. Não existe mágica. Deus nos dá as plantas para que com nossa inteligência façamos uso adequado. A natureza é preciosa e oferece tudo o que precisamos. Mas nós precisamos ir em busca”. Parabéns ao grupo incentivador e mobilizador desta comunidade.

    hor1 hor2 hor3 hor4 hor5

  • PARTILHA DE CONHECIMENTOS
    21.10.17
  • PARTILHA DE CONHECIMENTOS – Picada Café/RSPiacda Café 4 Picada Café 2 Picada Café 3 Picada Café

     

    Embora o tempo nublado e a chuva, a comunidade de Picada Holanda, localizada no Município de Picada Café enfrentou o mau tempo para o encontro com Pe.Paulo. O sacerdote iniciou solicitando que a comunidade manifestasse suas dúvidas e questionamentos sobre alimentação e saúde.  Foi um momento valioso para relembrar os conhecimentos dos antepassados agregando valor aos conhecimentos atuais.

  • I ENCONTRO DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE PARECI NOVO
    28.09.17
  • I ENCONTRO DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE PARECI NOVO

    28.09.17pareci1 pareci2 pareci3 pareci4 pareci5 pareci6

    Para agregar valor, na arte do encontro e saúde da população, a comunidade do MUNICIPIO DE PARECI NOVO, foi mobilizada pela EMATER, CRAS(AMOR PERFEITO) e ESF (EQUIPE DE ESTRATÉGIA E SAÚDE DA FAMILIA). O grande número de participantes evidenciou que a população ocupa-se em conhecer e apoiar as iniciativas do município.

    Os Médicos da Saúde da Família, o Prefeito Municipal e o Pe. Paulo   Wendling sensibilizaram os participantes com relação a necessidade dos hábitos saudáveis preventivos, para manter e agregar saúde à população.

    Padre Paulo parabenizou ao Prefeito e a Secretaria da Saúde, pela ousada iniciativa de buscar alternativas autônomas para que as pessoas passem a manter e cultivar hortas e chás em suas residências. A intenção do município é melhorar a qualidade de vida da população usando os recursos naturais.

  • TERRA DOS POETAS
    19.09.17
  • TERRA DOS POETAS – SANTIAGO – RS

    Neste mês de setembro, quando ocorre o feriado Estadual, alusivo à Revolução Farroupilha, que é um momento especial em todo o Rio Grande do Sul, aconteceu um encontro significativo para o cuidado da saúde do povo no município de Santiago RS.

    Uma grande Equipe de Agentes e Lideranças da PASTORAL DA SAÚDE, que realiza um trabalho voluntário, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, reuniu-se no salão de conferências da paróquia. O motivador da manhã de formação foi o Pe. Paulo, esperado com muita expectativa pelos envolvidos.

    Há mais de vinte anos, com alegria e satisfação, o Pe. Paulo acompanha este grupo esforçado e comprometido em ajudar as comunidades no que diz respeito à saúde preventiva. Um dos pontos positivos, que chama a atenção, é a organização das equipes, que desempenham de forma responsável suas funções.

    Como diz Pe. Paulo: “Lideranças que caminham firmes, sem se deixarem esmorecer diante das dificuldades que encontram.”

    Parabéns pela busca constante de auto formação, desse grupo de agentes da saúde, da Terra dos Poetas – Santiago RS, da Diocese de Uruguaiana.santi 1 santi 2 santi 3 santi 4 santi 5 santi 6 santi 7

     

     

  • VOCAÇÃO A SERVIÇO DO POVO
    24.08.17
  • VOCAÇÃO A SERVIÇO DO POVO

    No dia 24 de agosto de 2017, mês vocacional, o Pe.Paulo Wendling, em mais uma oportunidade, coloca sua vida de vocacionado de Deus a serviço do povo.

    O momento especial de convivência e troca de experiências sobre COMO PRIORIZAR A VIDA, trouxe alegria e leveza à todos os envolvidos, na tarde desse dia.

    pales mont 2
    Comunidade Nossa Senhora Aparecida – 24.08.17 – Diocese Montenegro – RS

    O momento foi de tanta participação e vontade em saber mais e ouvir o Pe. Paulo que o tempo previsto de 2 horas foi pouco! O momento foi promovido, em conjunto, pela EMATER e pela comunidade católica NOSSA SENHORA APARECIDA, da Diocese de Montenegro, e contou com a presença de diversos públicos. pales mont 3 pales mont 4 páles mont1 pales mont5

  • Lançamento7ª Edição do Livro : A VIDA CURA A VIDA
  • livro 7 edição
    Lançamento da 7ª Edição. Dia: 29 de agosto/17 Hora:14h30min. CEDIPAVI. Presença da REDE VIDA – Boas Vindas!!!

     

     

  • PORTAS ABERTAS
    27.04.17
  • PORTAS ABERTAS – CEDIPAVI
    No dia 27 de abril, com grande alegria, o CEDIPAVI (CENTRO DIOCESANO DE PASTORAL E APOIO Á VIDA) abriu suas portas para acolher o grupo de 46 pessoas do Município de Farroupilha, ligadas ao Sindicato dos trabalhadores Rurais e Pastoral da Saúde. A empolgação e energia tomaram conta do ambiente!
    O grupo viajou em busca de reforçar seus conhecimentos sobre as Escolhas para manter uma vida saudável e alegre. Com disponibilidade, Pe. Paulo dividiu seu saber e experiência e, reservou tempo também para , atentamente, ouvir as inquietações do grupo sobre como cuidar da saúde da família entre outras.
    Parabéns ao Grupo, que demonstrou estar atento às escolhas de vida, e por conhecimentos já adquiridos, anteriormente, através de leituras e experiências de vida, mas acima disso, por estar sempre em busca de novos horizontes, novas ideias, novas experiências que tem como foco a vida, saudável e alegre.farr7farr4farr3farr2farr1faar5

  • BOM PRÍNCIPIO – LIDERANÇAS RURAIS
    10.04.17
  • BOM PRINCIPIO – LIDERANÇAS DA FAMÍLIA RURAL

    No último dia 10 de abril, segundo dia da Semana Santa, dias que antecedem a Páscoa do Senhor, Pe.Paulo foi convidado para  palestrar no 2º Encontro Regional de Saúde da Família Rural,  que teve a parceria da  Regional FETAG-RS Vale do Caí, Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal de Bom Princípio, evento esse, alusivo ao dia 07 de Abril – Dia Mundial da Saúde. O Evento foi realizado no Centro de Eventos/Parque Morangão Bom Princípio. As lideranças do Regional da FAMILIA RURAL mostraram-se competentes e envolvidas com a causa da saúde dos seus locais de abrangência.

    Parabéns aos Municípios que desenvolvem o fortalecimento do cultivo e manutenção de formação para seus lideres comunitários. Padre Paulo contribuiu reforçando muitos conhecimentos que os participantes demonstravam bem entender e esclareceu diversas dúvidas. Também, sempre preocupado e voltado ao cuidado com a vida, comentou que pequenas mudanças favorecem esse  cuidado:

    – cultivo e consumo de alimentos orgânicos para a preservação da saúde, cuidado do meio ambiente.

    – a diferença na qualidade de vida que faz uma horta caseira

    – o uso das ervas medicinais na prevenção e cura de enfermidades.

     

     

    bom8
    2º Encontro Regional de Saúde da Família Rural
    bom7
    Bom Princípio – Pe.Paulo Wendling palestrando.

    bom 1 bom 2 bom 3 bom4 bom5 bom6

  • SEMANA SANTA : FIM DO SOFRIMENTO
    08.04.17
  • FIM DE UM SOFRIMENTO

    Esta senhora chegou ao CEDIPAVI dia 25 de fevereiro com feridas no rosto. Após mais de 8 anos de tratamentos, tendo passado pelas mãos de inúmeros profissionais, tendo gasto o que não tinha em medicamentos, cremes, pomadas, exames e exames, sem nenhuma melhora, ela veio em busca de um milagre. Deus nos desafia a acreditar no poder da natureza. Hoje o anjo Gabriel nos diz: “Para Deus nada é impossível.” Em 42 dias de terapia, seu rosto voltou a brilhar, conforme as fotos. Para ela, a semana santa deste ano, não será de sofrimento, mas de alegria pela cura. É a sua Páscoafin1 fin2 fin4

  • CULTIVAR A VIDA -CAXIAS DO SUL
    30.03.17
  • Cultivar a Vida – Caxias do sul

    Dia 30 de março, tarde iluminada pela luz do sol de outono, na Paróquia Divino Espírito Santo, Bairro Nossa Senhora de Fátima – Caxias do sul, Pe.Paulo palestrou para um seleto e atencioso público sobre PRINCIPIOS DA ALIMENTAÇÃO. Após as colocações de Pe.Paulo, a comunidade presente participou com perguntas e também constatações sobre o tipo de escolhas e como se cultivavam os alimentos em épocas passadas, tendo presente o que hoje a indústria alimentícia oferece. Pe.Paulo reforçou na comunidade a importância do cultivo de pequenas hortaliças. Também destacou que  dentro do possível, devemos escolher alimentos da época e de produtores que cultivam os alimentos de forma saudável. Agradecimento especial para a Equipe que aponta caminhos viáveis para sua comunidade.

    caxias01 caxias02 caxias04 caxias05 caxias06 caxias07

  • DIA PARA CELEBRAR PAPA FRANCISCO
    13.03.17
  • nova1 nova2 nova3 nova4 13 de março – DIA PARA CELEBRAR PAPA FRANCISCO

    Há 4 anos, exatamente no dia 13 de março, Papa Francisco foi eleito em Roma para assumir seu Pontificado. Nesse dia da eleição do Papa, Padre Paulo profetiza em seu Facebook que esse Papa mudaria a história da Igreja Católica. Assim, com entusiasmo renovado  Pe.Paulo fez abertura da sua Palestra em NOVA PETRÓPOLIS/RS,Paróquia São José Operário. Inicialmente falou da sua alegria de estar vivendo e acompanhando o Papa Francisco sendo profeta para os dias de hoje. Um Papa que se ocupa com a vida do povo. Conforme Pe.Paulo isso dá aval para seu trabalho que quer sempre apontar caminhos para que o povo escolha a vida nas opções do dia a dia. E a alimentação torna-se um trunfo para quem faz escolhas certas. A  comunidade que organizou o Encontro com Pe.Paulo foi incansável nos detalhes. O lanche saudável e o acompanhamento do público com perguntas pertinentes, comprovaram que a comunidade investe na formação pessoal e comunitária.nova5

  • Encontro de Estudos – Amparo – SP
    19.01.17
  • NOITE DE ESTUDOS COM PROFISSIONAIS

    Pe.Paulo aproveitou sua a viagem até Amparo, São Paulo, para visitar seus amigos conquistados no tempo da sua juventude, ainda no Seminário. Para sua surpresa, amigos e conhecidos organizaram no dia 19 de janeiro/17, noite chuvosa um encontro informal com Pe.Paulo na CLÍNICA EQUILÍBRIUM – O Encontro de Estudos foi organizada pelo Grupo de Profissionais de diversos segmentos que oferecem atendimentos especializados como: Terapia familiar e Floral, Nutrição, psicoterapia holística, Acupuntura auricular e Terapia com Florais, Fisioterapia e Homeopatia, constelação Sistêmica, psicoterapia e Neurometria Funcional, Terapia Quântica e complementares, Yoga , Estética Facial e Corporal, Massoterapia, Geriatria e Advocacia e coach. O Grupo alavancou o nível de conversas com perguntas pertinentes e de profundo conhecimento adquiridos em livros e em experiência. Noite muito produtiva com o “imbatível e incansável” Pe.Paulo que por nenhum momento demonstrou-se cansado com tantas perguntas e intervenções feitas pelo grupo. Parabéns aos organizadores e participantes.

    amparo1
    19.01.17 Amparo SP
    amparo3
    Fim do Encontro de Estudos

    amparo2 amparo5 amparo7

  • I Seminário Em Saúde: Fatores determinantes
    20 de outubro
  • I SEMINÁRIO EM SAÚDE: Fatores determinantes SAÚDE e DOENÇA

    sao-leo-0-1
    Padre Paulo Wendling – Mostrando seu ultimo Livro Lançado: ESCOLHE A VIDA PARA QUE VIVAS.

    Pe. Paulo Wendling participou juntamente com Prof. Edson Luis Severo, e a Nutricionista Maria Otilia Spier Stoffel do I SEMINÁRIO EM SAÚDE EM SAÕ LEOPOLDO. Participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestrantes que se dedicam, estudam e trazem várias visões dos cuidados com a saúde. Nas diferentes visões ouvimos que há possibilidades de escolhas saudáveis, quando se deixa a zona de conforto e toma-se atitude. Pe.Paulo fez questão de participar, porque conforme ele, “iniciativas para favorecer a vida das pessoas, sempre é um ato de amor ao povo de Deus.” saoleo6 saoleo5 saoleo4 saoleo3 sao4 sao3 sao2 sao-leo-2