Reportagens e Eventos

Deus me chamou para promover e cuidar da vida das pessoas, ensinando-as a cuidar da alimentação e de tudo o que envolve o viver.

Entendo cada vez mais que fui ordenado para defender e promover os fracos e oprimidos e não os frascos e comprimidos... Por isso, trabalho incansavelmente para promover a vida!!!

Pe. Paulo Wendling

  • LIVRO DE RECEITAS X CASA NATURAL – SAPIRANGA RS
    04.10.2018
  • sapiranga folderAo anoitecer, do dia de São Francisco de Assis, Pe. Paulo Wendling, em momento promovido pela Sra. Marisa, proprietária da Casa Natural de Sapiranga RS, falou sobre o seu último livro lançado. O livro de receitas “DA-LHES VÓS MESMOS DE COMER”, tem como propósito propagar a orientação de Deus, dada no início do mundo, conforme (Gn 1,29): “Eis que dou, sobre toda a terra, todas as plantas que dão semente e todas as árvores que produzem seu fruto, com sua semente, para vos servirem de alimento”. A recepção, incluindo o saboroso coquetel que contemplou receitas do livro, foi preparada pela Casa Natural. Parabenizamos à Sra. Marisa e sua equipe pela divulgação e elaboração do evento que atraiu grande número de pessoas que preocupam-se em buscar    alimentação mais saudável.Armazem Natural Sapiranga.2 Armazém Natural 5 Armazém Natural 4

    01 02 03 04 05 06

  • SAÚDE ALIMENTAÇÃO
    04.10.2018
  • vale do sol 1Pe. Paulo Wendling esteve presente, no dia 04 de outubro (Dia de São Francisco de Assis – Padroeiro da Ecologia), na Câmara de Vereadores da cidade de Vale do Sol RS, no evento SAÚDE E ALIMENTAÇÃO, promovido pelas Secretarias de Saúde e Educação do município. Na ocasião, o Pe. Paulo Wendling, sendo o palestrante sobre o tema do evento, foi recebido pelo Professor Roberto Pohlmann e seus alunos, da Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL), que o saudaram, ao som do violão, cantando o “Xote Ecológico”. A escola, que é mantida pela Associação dos Agricultores de Vale do Sol, tem como principal objetivo propor uma formação adequada às necessidades e especificidades da agricultura do Vale do Rio Pardo. Além da EFASOL, estiveram presentes os agentes de saúde do município, a Associação Pró-Cultura, a Comunidade Católica, a Comunidade Evangélica, a Secretaria de Saúde, A Assistência Social, idosos, etc… Foi um momento único de renovação de esperança, do dar-se conta que os jovens ainda se interessam pelo cuidado com a vida. Ao Sr. Ireno Finkler, que mobilizou a comunidade para que esse momento de cuidado com a saúde e com os alimentos acontecesse, nosso agradecimento especial!Vale do sol 10 Vale do sol 8 Vale do sol 7 Vale do Sol 5 vale do sol 4 vale do sol 3 vale do sol 2

     

  • DEBATE SOBRE ALIMENTOS E CHÁS
    27.09.2018
  • Dia 27 de setembro, na cidade de Dois Irmãos RS, em evento promovido pela Associação de Moradores do Travessão e pela Secretaria de Saúde do município, Pe. Paulo Wendling palestrou sobre a alimentação, preparo e consumo de chás. Houve grande interação do público presente interessados em sanar diversas dúvidas sobre o tema.TRAv1 trav2 trav3 trav6 trav8

  • Lançamento DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER
    13.09.18
  • Lançamento “ DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER”.

    E, no dia 13.09.2018, mais um momento de alegria na vida e missão do Pe. Paulo: Lançamento do seu 7º livro – DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER.

    Essa obra, tem como proposta aguçar a criatividade no preparo do próprio alimento e proporcionar a vivência de bons momentos de partilha em torno da mesa, com amigos e familiares. Também visa priorizar uma alimentação saudável e de fácil preparo. Conforme Pe.Paulo, o importante é que cada um comece a fazer algo por sua própria saúde e também pela saúde dos que os cercam. Foram inúmeras as vezes que ouvimos do próprio autor: “É comendo que adoecemos e é comendo que restabelecemos a saúde”.

    O evento teve início às 13h30min com a presença de grande número de pessoas queridas, familiares e amigos, que acompanham o Pe. Paulo e vieram celebrar esse momento no CEDIPAVI. Alegria e emoção ainda maior para o autor, pela graça de ter a presença de sua mãe, Dona Maria Wendling. A Mãe que lhe preparou para a vida e tanto lhe ensinou. Para o autor, sua mãe é sua inspiração no prepara dos alimentos.

    A REDE VIDA e o JORNAL NH se fizeram presentes e registraram esse momento tão significativo. Agradecemos a todos que nos honraram com sua presença nesse dia. A obra está disponível para aquisição no CEDIPAVI, além de algumas livrarias.

    IMG_5433

    IMG_5507 IMG_5503  IMG_5440

    IMG_5466 IMG_5475

     

    IMG_5589 IMG_5598

     

    IMG_5621 IMG_5442 IMG_5425

     

  • III CHÁ COMPARTILHADO DA LUTA DAS MARGARIDAS
    30.08.2018
  • nova 7Evento promovido pelo CONDIM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres), reuniu pessoas da comunidade de diversas localidades do município no centro de eventos da Igreja Católica.

    O ambiente acolhedor e bonito contribuiu para o bem estar dos participantes. O início do chá, do dia 30 de agosto, foi com a palestra do Pe. Paulo, sobre o tema SAÚDE É CUIDAR DA VIDA, que teve grande interação e participação da comunidade.

    Diversas entidades colaboraram para a realização desse evento: EMATER, Sindicato Rural, Secretaria da educação, Secretaria da saúde e assistência Social, Associação de Moradores….

    A comunidade, em seu esforço contínuo para formar cidadãos conscientes da vida e saúde, agregando valor às famílias e às comunidades onde esses estão inseridos.

    nova 6 nova 5 nova 8

  • II FEIRA MUNICIPAL DE SAÚDE E BEM ESTAR SM DO HERVAL
    26.08.2018
  • herval4

    Pe. Paulo palestrou sobre Plantas Medicinais na FEIRA, que contou com expositores de diversos segmentos do município: Assistência Social, Agricultura      , EMATER, e Sindicato Rural.

    O Frio da tarde do dia 26 de agosto foi amenizado pela participação da comunidade e do sol que irradiou o momento. O Evento aconteceu no Bairro Amizade.

    A organização e recepção foram promovidas pela Secretaria da Saúde, na pessoa da secretária Adelaide Acker. Esse foi mais uma oportunidade de conhecimento e aprendizado.

     herval7 herval6 herval5

     herval2

  • Lançamento do Livro: DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER
  • Divulgação Livro

  • “DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER”
  • livro“Dai-lhes vós mesmos de comer”. Este é o 7ºLIVRO do Pe.Paulo Wendling. O Livro já está á disposição de todos.

    A proposta deste livro é, além de partilhar receitas para a confecção do próprio alimento, incentivar o cultivo das hortas caseiras.

    As receitas propostas são fruto de vivências de pessoas que buscam aproveitar os alimentos que Deus coloca à nossa disposição, na natureza. O saudável nem sempre significa o paladar mais gostoso ou o visual mais bonito. Um dos exemplos são os pães feitos de farinhas sem glúten. A maioria deles não fica tão “fofinho e crescido”. Devemos lembrar que, desde bebês, treinamos o paladar para certos sabores, por isso devemos reeducá-lo para novas propostas de sabores não convencionais.

  • INVESTINDO NAS NOVAS GERAÇÕES
    17.0518
  • joaneta03INVESTINDO NAS NOVAS GERAÇÕES

    Apostando e dando subsídios para as NOVAS GERAÇÕES, a Escola Municipal de Ensino Fundamental SANTA JOANA FRANCISCA, de Joaneta – PICADA CAFÉ-RS, convidou o Pe.Paulo para palestrar. Com o enfoque no PROJETO DA ESCOLA AGRICULTURA FAMILIAR Pe.Paulo falou para os alunos do 8º e 9º anos.  Enfatizou e motivou os alunos sobre a importância do cuidado com a saúde, meio ambiente e água. A Escola acredita e incentiva seus alunos para que sejam forjadores da sua própria história. Direção e Professores reforçam a Produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos e a agricultura familiar. Parabéns à Direção, Professores e alunos.

    joaneta5joaneta1joaneta01joaneta4.

     

     

     

     

     

     

     

  • PRINCIPIOS BÁSCIOS DA SAÚDE
    26.04.18
  • PRINCÍPIOS BÁSICOS DA SAÚDE

    Dia 26 de abril, na PARÓQUIA IGREJA DIVINO ESPIRITO SANTO, Bairro Fátima EM Caxias do sul-RS, Pe.Paulo Wendling palestrou sobre os Princípios Básicos da Saúde. Inicialmente fundamentou o tema referindo-se ao Pai da MEDICINA: HIPOCRATES. Ressaltou que terapia holística foi praticada desde a Antiguidade, pelo próprio Hipócrates. Quando hoje tomamos consciência da medicina natural estamos, no fundo, voltando às perspectivas holísticas das origens. E depois de Hipocrates, a medicina natural foi praticada por Jesus. E Ele é a inspiração para os cuidados básicos da saúde.

    caxias.01 caxias.1 caxias.3 caxias.4 caxias.6 caxias.7

  • OSCAR DA SABEDORIA
  •  

    KOKHMAHÁ: SEJA SÁBIO

    OSCAR DA SABEDORIAOSCAR 1OSCAR 2

    O Prêmio Kokhmahá reconhece as pessoas e instituições que tiveram destaque durante o ano, promovendo a temática relacionadas às práticas integrativas em saúde, terapias e demais temas relacionados à ciência, saúde e espiritualidade. Que também contribuíram para um mundo melhor. Neste ano de 2018 Pe.Paulo foi um dos agraciados com o Prêmio Kokhmahá.

    OSCAR 3

     

  • PALESTRANTE NO 12º ENCONTRO HOLÍSTICO BRASILEIRO
    14.04.18
  •  

    PALESTRANTE INSPIRADOR

    No 12º ENCONTRO HOLISTICO BRASILEIRO que reuniu mais de seis mil  pessoas no dias 13, 14 E 15 de abril, no Centro de Eventos da PUCRS, Pe.Paulo foi um dos palestrantes esperados pelos PARTICIPANTES. Palestrante Inspirador, Pe.Paulo falou DIA 14 ABRIL SOBRE O tema; FICA LIVRE DA TUA DOENÇA. Com sabedoria encantou os participantes com suas experiências de mais de 30 anos como terapeuta da MEDICINA TRADICIONAL HOLISTICA.

    Ao final da palestra, o Padre Paulo Wendling, recebeu o Prêmio KOKHMAHÁ (SABEDORIA).

    PUC 1 PUC 2 PUC 3 PUC 4 PUC 5 PUC 6 PUC 7 PUC 8 PUC 9 PUC 10

     

  • Boas Práticas – HOMENAGEM DO BAIRRO RONDÔNIA -NH
  • Boas Praticas

  • PALESTRANTE INSPIRADOR
    14.04.18
  • Pe. Paulo Wendling será um dos palestrastes no 12º Encontro HOLÍSTICO BRASILERIO- CIÊNCIA, SAÚDE E ESPIRITUALIDADE.

    O Evento será nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2018, CENTRO DE EVENTOS DA PUCRS – Porto Alegre/RS

    FICA LIVRE DA TUA DOENÇA, será o foco do palestrante inspirador PE. PAULO no horário das 16h20min do dia 14 de abril.

     

     

  • NATUREZA E SAÚDE
    19. 01.18
  • NATUREZA E SAÚDE

    Na sexta-feira, dia 19 de janeiro, na cidade de Amparo-SP, no NÚCLEO EQUILIBRIM, Pe.Paulo Wendling falou para um seleto público sobre NATUREZA E SAUDE. Esclareceu perguntas como:O QUE É MITO?O QUE É VERDADE? QUAIS AS MELHORES ESCOLHAS DENTRE ALGUNS ALIMENTOS? TIPO DE SAL? TIPO DE AÇÚCAR? LEITE, PODE?  QUAISA AS PLANTAS QUE SÃO “SANTOS” REMÉDIOS?COMO UTILIZA-LAS?

    amapro 3 amapro4 amapro6 amparo 1 amparo 2 amparo5

  • INTEGRAR CORPO, MENTE E ALMA
    23.11.17
  • INTEGRAR CORPO, MENTE E ALMA

    Através da Secretaria da Saúde o município de São José do Hortêncio/RS , o Núcleo de Apoio à Atenção Básica da Saúde Mental, mobilizou a comunidade para um encontro com o Pe.Paulo. De forma descontraída e com sabedoria, Pe. Paulo  conversou com o grupo  sobre a necessidade de integrar corpo, mente e alma para que tenhamos boa saúde. Também deixou claro que “nenhum chá tem poder de curar tudo. Nós nos curamos como um todo. Não existe mágica. Deus nos dá as plantas para que com nossa inteligência façamos uso adequado. A natureza é preciosa e oferece tudo o que precisamos. Mas nós precisamos ir em busca”. Parabéns ao grupo incentivador e mobilizador desta comunidade.

    hor1 hor2 hor3 hor4 hor5

  • PARTILHA DE CONHECIMENTOS
    21.10.17
  • PARTILHA DE CONHECIMENTOS – Picada Café/RSPiacda Café 4 Picada Café 2 Picada Café 3 Picada Café

     

    Embora o tempo nublado e a chuva, a comunidade de Picada Holanda, localizada no Município de Picada Café enfrentou o mau tempo para o encontro com Pe.Paulo. O sacerdote iniciou solicitando que a comunidade manifestasse suas dúvidas e questionamentos sobre alimentação e saúde.  Foi um momento valioso para relembrar os conhecimentos dos antepassados agregando valor aos conhecimentos atuais.

  • I ENCONTRO DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE PARECI NOVO
    28.09.17
  • I ENCONTRO DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE PARECI NOVO

    28.09.17pareci1 pareci2 pareci3 pareci4 pareci5 pareci6

    Para agregar valor, na arte do encontro e saúde da população, a comunidade do MUNICIPIO DE PARECI NOVO, foi mobilizada pela EMATER, CRAS(AMOR PERFEITO) e ESF (EQUIPE DE ESTRATÉGIA E SAÚDE DA FAMILIA). O grande número de participantes evidenciou que a população ocupa-se em conhecer e apoiar as iniciativas do município.

    Os Médicos da Saúde da Família, o Prefeito Municipal e o Pe. Paulo   Wendling sensibilizaram os participantes com relação a necessidade dos hábitos saudáveis preventivos, para manter e agregar saúde à população.

    Padre Paulo parabenizou ao Prefeito e a Secretaria da Saúde, pela ousada iniciativa de buscar alternativas autônomas para que as pessoas passem a manter e cultivar hortas e chás em suas residências. A intenção do município é melhorar a qualidade de vida da população usando os recursos naturais.

  • TERRA DOS POETAS
    19.09.17
  • TERRA DOS POETAS – SANTIAGO – RS

    Neste mês de setembro, quando ocorre o feriado Estadual, alusivo à Revolução Farroupilha, que é um momento especial em todo o Rio Grande do Sul, aconteceu um encontro significativo para o cuidado da saúde do povo no município de Santiago RS.

    Uma grande Equipe de Agentes e Lideranças da PASTORAL DA SAÚDE, que realiza um trabalho voluntário, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, reuniu-se no salão de conferências da paróquia. O motivador da manhã de formação foi o Pe. Paulo, esperado com muita expectativa pelos envolvidos.

    Há mais de vinte anos, com alegria e satisfação, o Pe. Paulo acompanha este grupo esforçado e comprometido em ajudar as comunidades no que diz respeito à saúde preventiva. Um dos pontos positivos, que chama a atenção, é a organização das equipes, que desempenham de forma responsável suas funções.

    Como diz Pe. Paulo: “Lideranças que caminham firmes, sem se deixarem esmorecer diante das dificuldades que encontram.”

    Parabéns pela busca constante de auto formação, desse grupo de agentes da saúde, da Terra dos Poetas – Santiago RS, da Diocese de Uruguaiana.santi 1 santi 2 santi 3 santi 4 santi 5 santi 6 santi 7

     

     

  • VOCAÇÃO A SERVIÇO DO POVO
    24.08.17
  • VOCAÇÃO A SERVIÇO DO POVO

    No dia 24 de agosto de 2017, mês vocacional, o Pe.Paulo Wendling, em mais uma oportunidade, coloca sua vida de vocacionado de Deus a serviço do povo.

    O momento especial de convivência e troca de experiências sobre COMO PRIORIZAR A VIDA, trouxe alegria e leveza à todos os envolvidos, na tarde desse dia.

    pales mont 2
    Comunidade Nossa Senhora Aparecida – 24.08.17 – Diocese Montenegro – RS

    O momento foi de tanta participação e vontade em saber mais e ouvir o Pe. Paulo que o tempo previsto de 2 horas foi pouco! O momento foi promovido, em conjunto, pela EMATER e pela comunidade católica NOSSA SENHORA APARECIDA, da Diocese de Montenegro, e contou com a presença de diversos públicos. pales mont 3 pales mont 4 páles mont1 pales mont5