Reportagens e Eventos

Deus me chamou para promover e cuidar da vida das pessoas, ensinando-as a cuidar da alimentação e de tudo o que envolve o viver.

Entendo cada vez mais que fui ordenado para defender e promover os fracos e oprimidos e não os frascos e comprimidos... Por isso, trabalho incansavelmente para promover a vida!!!

Pe. Paulo Wendling

  • PARTILHA DE CONHECIMENTOS
    21.10.17
  • PARTILHA DE CONHECIMENTOS – Picada Café/RSPiacda Café 4 Picada Café 2 Picada Café 3 Picada Café

     

    Embora o tempo nublado e a chuva, a comunidade de Picada Holanda, localizada no Município de Picada Café enfrentou o mau tempo para o encontro com Pe.Paulo. O sacerdote iniciou solicitando que a comunidade manifestasse suas dúvidas e questionamentos sobre alimentação e saúde.  Foi um momento valioso para relembrar os conhecimentos dos antepassados agregando valor aos conhecimentos atuais.

  • I ENCONTRO DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE PARECI NOVO
    28.09.17
  • I ENCONTRO DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE PARECI NOVO

    28.09.17pareci1 pareci2 pareci3 pareci4 pareci5 pareci6

    Para agregar valor, na arte do encontro e saúde da população, a comunidade do MUNICIPIO DE PARECI NOVO, foi mobilizada pela EMATER, CRAS(AMOR PERFEITO) e ESF (EQUIPE DE ESTRATÉGIA E SAÚDE DA FAMILIA). O grande número de participantes evidenciou que a população ocupa-se em conhecer e apoiar as iniciativas do município.

    Os Médicos da Saúde da Família, o Prefeito Municipal e o Pe. Paulo   Wendling sensibilizaram os participantes com relação a necessidade dos hábitos saudáveis preventivos, para manter e agregar saúde à população.

    Padre Paulo parabenizou ao Prefeito e a Secretaria da Saúde, pela ousada iniciativa de buscar alternativas autônomas para que as pessoas passem a manter e cultivar hortas e chás em suas residências. A intenção do município é melhorar a qualidade de vida da população usando os recursos naturais.

  • TERRA DOS POETAS
    19.09.17
  • TERRA DOS POETAS – SANTIAGO – RS

    Neste mês de setembro, quando ocorre o feriado Estadual, alusivo à Revolução Farroupilha, que é um momento especial em todo o Rio Grande do Sul, aconteceu um encontro significativo para o cuidado da saúde do povo no município de Santiago RS.

    Uma grande Equipe de Agentes e Lideranças da PASTORAL DA SAÚDE, que realiza um trabalho voluntário, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, reuniu-se no salão de conferências da paróquia. O motivador da manhã de formação foi o Pe. Paulo, esperado com muita expectativa pelos envolvidos.

    Há mais de vinte anos, com alegria e satisfação, o Pe. Paulo acompanha este grupo esforçado e comprometido em ajudar as comunidades no que diz respeito à saúde preventiva. Um dos pontos positivos, que chama a atenção, é a organização das equipes, que desempenham de forma responsável suas funções.

    Como diz Pe. Paulo: “Lideranças que caminham firmes, sem se deixarem esmorecer diante das dificuldades que encontram.”

    Parabéns pela busca constante de auto formação, desse grupo de agentes da saúde, da Terra dos Poetas – Santiago RS, da Diocese de Uruguaiana.santi 1 santi 2 santi 3 santi 4 santi 5 santi 6 santi 7

     

     

  • VOCAÇÃO A SERVIÇO DO POVO
    24.08.17
  • VOCAÇÃO A SERVIÇO DO POVO

    No dia 24 de agosto de 2017, mês vocacional, o Pe.Paulo Wendling, em mais uma oportunidade, coloca sua vida de vocacionado de Deus a serviço do povo.

    O momento especial de convivência e troca de experiências sobre COMO PRIORIZAR A VIDA, trouxe alegria e leveza à todos os envolvidos, na tarde desse dia.

    pales mont 2
    Comunidade Nossa Senhora Aparecida – 24.08.17 – Diocese Montenegro – RS

    O momento foi de tanta participação e vontade em saber mais e ouvir o Pe. Paulo que o tempo previsto de 2 horas foi pouco! O momento foi promovido, em conjunto, pela EMATER e pela comunidade católica NOSSA SENHORA APARECIDA, da Diocese de Montenegro, e contou com a presença de diversos públicos. pales mont 3 pales mont 4 páles mont1 pales mont5

  • Lançamento7ª Edição do Livro : A VIDA CURA A VIDA
  • livro 7 edição
    Lançamento da 7ª Edição. Dia: 29 de agosto/17 Hora:14h30min. CEDIPAVI. Presença da REDE VIDA – Boas Vindas!!!

     

     

  • PORTAS ABERTAS
    27.04.17
  • PORTAS ABERTAS – CEDIPAVI
    No dia 27 de abril, com grande alegria, o CEDIPAVI (CENTRO DIOCESANO DE PASTORAL E APOIO Á VIDA) abriu suas portas para acolher o grupo de 46 pessoas do Município de Farroupilha, ligadas ao Sindicato dos trabalhadores Rurais e Pastoral da Saúde. A empolgação e energia tomaram conta do ambiente!
    O grupo viajou em busca de reforçar seus conhecimentos sobre as Escolhas para manter uma vida saudável e alegre. Com disponibilidade, Pe. Paulo dividiu seu saber e experiência e, reservou tempo também para , atentamente, ouvir as inquietações do grupo sobre como cuidar da saúde da família entre outras.
    Parabéns ao Grupo, que demonstrou estar atento às escolhas de vida, e por conhecimentos já adquiridos, anteriormente, através de leituras e experiências de vida, mas acima disso, por estar sempre em busca de novos horizontes, novas ideias, novas experiências que tem como foco a vida, saudável e alegre.farr7farr4farr3farr2farr1faar5

  • BOM PRÍNCIPIO – LIDERANÇAS RURAIS
    10.04.17
  • BOM PRINCIPIO – LIDERANÇAS DA FAMÍLIA RURAL

    No último dia 10 de abril, segundo dia da Semana Santa, dias que antecedem a Páscoa do Senhor, Pe.Paulo foi convidado para  palestrar no 2º Encontro Regional de Saúde da Família Rural,  que teve a parceria da  Regional FETAG-RS Vale do Caí, Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal de Bom Princípio, evento esse, alusivo ao dia 07 de Abril – Dia Mundial da Saúde. O Evento foi realizado no Centro de Eventos/Parque Morangão Bom Princípio. As lideranças do Regional da FAMILIA RURAL mostraram-se competentes e envolvidas com a causa da saúde dos seus locais de abrangência.

    Parabéns aos Municípios que desenvolvem o fortalecimento do cultivo e manutenção de formação para seus lideres comunitários. Padre Paulo contribuiu reforçando muitos conhecimentos que os participantes demonstravam bem entender e esclareceu diversas dúvidas. Também, sempre preocupado e voltado ao cuidado com a vida, comentou que pequenas mudanças favorecem esse  cuidado:

    – cultivo e consumo de alimentos orgânicos para a preservação da saúde, cuidado do meio ambiente.

    – a diferença na qualidade de vida que faz uma horta caseira

    – o uso das ervas medicinais na prevenção e cura de enfermidades.

     

     

    bom8
    2º Encontro Regional de Saúde da Família Rural
    bom7
    Bom Princípio – Pe.Paulo Wendling palestrando.

    bom 1 bom 2 bom 3 bom4 bom5 bom6

  • SEMANA SANTA : FIM DO SOFRIMENTO
    08.04.17
  • FIM DE UM SOFRIMENTO

    Esta senhora chegou ao CEDIPAVI dia 25 de fevereiro com feridas no rosto. Após mais de 8 anos de tratamentos, tendo passado pelas mãos de inúmeros profissionais, tendo gasto o que não tinha em medicamentos, cremes, pomadas, exames e exames, sem nenhuma melhora, ela veio em busca de um milagre. Deus nos desafia a acreditar no poder da natureza. Hoje o anjo Gabriel nos diz: “Para Deus nada é impossível.” Em 42 dias de terapia, seu rosto voltou a brilhar, conforme as fotos. Para ela, a semana santa deste ano, não será de sofrimento, mas de alegria pela cura. É a sua Páscoafin1 fin2 fin4

  • CULTIVAR A VIDA -CAXIAS DO SUL
    30.03.17
  • Cultivar a Vida – Caxias do sul

    Dia 30 de março, tarde iluminada pela luz do sol de outono, na Paróquia Divino Espírito Santo, Bairro Nossa Senhora de Fátima – Caxias do sul, Pe.Paulo palestrou para um seleto e atencioso público sobre PRINCIPIOS DA ALIMENTAÇÃO. Após as colocações de Pe.Paulo, a comunidade presente participou com perguntas e também constatações sobre o tipo de escolhas e como se cultivavam os alimentos em épocas passadas, tendo presente o que hoje a indústria alimentícia oferece. Pe.Paulo reforçou na comunidade a importância do cultivo de pequenas hortaliças. Também destacou que  dentro do possível, devemos escolher alimentos da época e de produtores que cultivam os alimentos de forma saudável. Agradecimento especial para a Equipe que aponta caminhos viáveis para sua comunidade.

    caxias01 caxias02 caxias04 caxias05 caxias06 caxias07

  • DIA PARA CELEBRAR PAPA FRANCISCO
    13.03.17
  • nova1 nova2 nova3 nova4 13 de março – DIA PARA CELEBRAR PAPA FRANCISCO

    Há 4 anos, exatamente no dia 13 de março, Papa Francisco foi eleito em Roma para assumir seu Pontificado. Nesse dia da eleição do Papa, Padre Paulo profetiza em seu Facebook que esse Papa mudaria a história da Igreja Católica. Assim, com entusiasmo renovado  Pe.Paulo fez abertura da sua Palestra em NOVA PETRÓPOLIS/RS,Paróquia São José Operário. Inicialmente falou da sua alegria de estar vivendo e acompanhando o Papa Francisco sendo profeta para os dias de hoje. Um Papa que se ocupa com a vida do povo. Conforme Pe.Paulo isso dá aval para seu trabalho que quer sempre apontar caminhos para que o povo escolha a vida nas opções do dia a dia. E a alimentação torna-se um trunfo para quem faz escolhas certas. A  comunidade que organizou o Encontro com Pe.Paulo foi incansável nos detalhes. O lanche saudável e o acompanhamento do público com perguntas pertinentes, comprovaram que a comunidade investe na formação pessoal e comunitária.nova5

  • Encontro de Estudos – Amparo – SP
    19.01.17
  • NOITE DE ESTUDOS COM PROFISSIONAIS

    Pe.Paulo aproveitou sua a viagem até Amparo, São Paulo, para visitar seus amigos conquistados no tempo da sua juventude, ainda no Seminário. Para sua surpresa, amigos e conhecidos organizaram no dia 19 de janeiro/17, noite chuvosa um encontro informal com Pe.Paulo na CLÍNICA EQUILÍBRIUM – O Encontro de Estudos foi organizada pelo Grupo de Profissionais de diversos segmentos que oferecem atendimentos especializados como: Terapia familiar e Floral, Nutrição, psicoterapia holística, Acupuntura auricular e Terapia com Florais, Fisioterapia e Homeopatia, constelação Sistêmica, psicoterapia e Neurometria Funcional, Terapia Quântica e complementares, Yoga , Estética Facial e Corporal, Massoterapia, Geriatria e Advocacia e coach. O Grupo alavancou o nível de conversas com perguntas pertinentes e de profundo conhecimento adquiridos em livros e em experiência. Noite muito produtiva com o “imbatível e incansável” Pe.Paulo que por nenhum momento demonstrou-se cansado com tantas perguntas e intervenções feitas pelo grupo. Parabéns aos organizadores e participantes.

    amparo1
    19.01.17 Amparo SP
    amparo3
    Fim do Encontro de Estudos

    amparo2 amparo5 amparo7

  • I Seminário Em Saúde: Fatores determinantes
    20 de outubro
  • I SEMINÁRIO EM SAÚDE: Fatores determinantes SAÚDE e DOENÇA

    sao-leo-0-1
    Padre Paulo Wendling – Mostrando seu ultimo Livro Lançado: ESCOLHE A VIDA PARA QUE VIVAS.

    Pe. Paulo Wendling participou juntamente com Prof. Edson Luis Severo, e a Nutricionista Maria Otilia Spier Stoffel do I SEMINÁRIO EM SAÚDE EM SAÕ LEOPOLDO. Participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestrantes que se dedicam, estudam e trazem várias visões dos cuidados com a saúde. Nas diferentes visões ouvimos que há possibilidades de escolhas saudáveis, quando se deixa a zona de conforto e toma-se atitude. Pe.Paulo fez questão de participar, porque conforme ele, “iniciativas para favorecer a vida das pessoas, sempre é um ato de amor ao povo de Deus.” saoleo6 saoleo5 saoleo4 saoleo3 sao4 sao3 sao2 sao-leo-2

     

  • Plantas Medicinais são Cultivadas no Posto de Saúde
    26.09.2016
  •  

    Horta de Ervas Medicinais é cultivada em Posto de Sáude- Araricá-RS

    Pe.Paulo recebeu com muita alegria o convite para participar e refletir sobre as iniciativas que podem ser feitas junto á comunidade com Agentes DA SAÚDE DA FAMILIA do Posto de Saúde ANA NERI em Araricá-RS. Chegando no Posto de Saúde, Pe.Paulo teve a oportunidade de “inloco” apreciar a Horta de Plantas Medicinais que agentes da Saúde e comunidade começaram a cultivar. Pe.Paulo como bom professor e pesquisador materializou sua conversa indicando as plantas que lá estão sendo cultivadas.ararica4 ararica3 ararica2-2 ararica1

  • SABOR DE VIDA PARA FAMÍLIAS
    20 de setembro de 2016
  • SABOR DE VIDA PARA  FAMÍLIAS

    Não muito longe do centro de Novo Hamburgo, Lomba Grande distrito de Novo Hamburgo sediou na noite do dia 20 de setembro, feriado Farroupilha do Estado-RS, um momento de reflexão com Pe.Paulo Wendling,sobre a vida e cuidados dos pais com a alimentação dos seus descendentes.

    Setembro também reverenciamos de forma especial a Bíblia (Palavra de Deus). Pe.Paulo foca sua Missão no seguimento da Palavra de Deus que o impele a concretizar seu seguimento em atos concretos. Dedica sua vida no atendimento individual de pessoas no Centro Diocesano e ainda encontrou tempo para estar com o GRUPO ECC de Lomba Grande. Durante a palestra fez memória dos antepassados da comunidade local, de como viviam e preparavam os alimentos. Pe.Paulo deixou claro que é necessário o resgate de muitos valores e ações que favoreceram a vida. Salientou ainda que hoje, com as facilidades dos alimentos prontos nos mercados, não mais cultivamos nenhum tempero no pátio ou vasos de nossas casas para dar um sabor de vida ás nossas famílias. Profetisa ainda que daqui mais alguns anos, teremos dinheiro para comprar, e não haverá mais alimentos “vivos”, isto é apenas alimentos industrializados para consumir.lomba6 lomba5 lomba3 lomba1

     

  • Perpetuar a vida
    22.08.16
  • bbroxier-1
    Palestra Brochier -RS

    Palsão4são3são2são Domingos1estra em Brochier e Maratá

    Pe.Paulo, na segunda-feira dia 22 de agosto(mês vocacional), palestrou para as comunidades dos Municípios de Brochier e Maratá/RS. Pe. Paulo encontrou um público animado e partitivo. Contribuíram com boas reflexões sobre atuais escolhas que se faz sobre os alimentos e de como eram cultivados e consumidos os alimentos dos nossos antepassados.

    A fala do Pe.Paulo foi focada nas suas pesquisas e experiências escritas  no seu último Livro; Escolhe a Vida para que Vivas. Disse que ao longo da história da humanidade os grandes mestres fundamentaram suas filosofias, para cuidar da saúde, nos  alicerces: ar, luz, água e terra. Os elementos – ar, água, luz e terra –perpetuam-se  como  os fundamentais e nobres elementos para se cuidar do edifício da vida.

    Por isso, motivar as pessoas que fazem opções diferenciadas e querem agregar valor a uma vida saudável e a dos seus familiares, desafiam Pe.Paulo a espalhar sua semente de que “A VIDA CURA A VIDA”.

  • A Vida Acontece… “Escolhe a Vida”
    21.07.2016
  • A VIDA ACONTECE …

    ESCOLHE A VIDA PARA QUE VIVAS!

    “A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente“.. Rubem Alves

    Com a vontade de mudar o mundo no tempo presente, no dia 21 de julho de 2016, com temperaturas próximas a zero grau, Pe.Paulo a convite da comunidade Educacional, EMATER e lideranças locais de SÃO DOMINGOS DO SUL palestrou no Centro Cultural da cidade.

    Com um jeito descontraído e brincalhão Pe.Paulo envolveu a plateia pontuando as necessidades de escolhas que precisamos ter e fazer para propor aos jovens e aos nossos liderados. Como os participantes já havia tido a oportunidade de conhecer os livros/textos do autor, muitos apreciaram a interação durante a palestra. Isso deu leveza, alegria e conhecimentos compartilhados.

    A necessidade de fazer novas escolhas que contemplem a vida e o cuidado do meio ambiente urge para termos uma vida mais saudável e ficarmos longe de tantas enfermidades que estão a atormentar a vida de nossas famílias.

    A vida acontece, somos nós os protagonistas das “ESCOLHAS” fazer  a vida acontecer hoje,dentro da nossa casa e trabalho. Parabéns aos participantes. Pe.Paulo Wendling ficou muito feliz com o comprometimento com a vida da comunidade de São Domingos do Sul.

    São Domingos do Sul
    Escolhe a Vida… São Domingos do Sul

    são2 são3 são4

  • Tempo de Celebrar a Vida em Comunidade!
    Dia 10 de abril-
  • TEMPO PASCAL!! TEMPO PARA CELEBRAR A VIDA SAUDÁVEL EM COMUNIDADE!!!

    Palestra em TRÊS FORQUILHAS/RS

    Pe.PaulO Wendling, fará uma palestra na  CELEBRAÇÃO DE 15 ANOS da AMADECOM(ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES PARA O DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DE TRÊS FORQUILHAS/RS). Será dia 10 de abril/2016, ás10h30min, no Salão Paroquial da comunidade de Boa União – Três Forquilhas/RS. O tema central da Palestra do Padre Paulo, será; SAÚDE ATRAVÉS DA MEDICINA NATURAL

  • Simpósio ECUMÊNICO PAROBÉ
    26/02/2016
  • TEMPO DE QUARESMA, TEMPO DE INTENSIFICAR AS ESCOLHAS DA VIDA.

    Na sexta-feira do dia 26 de fevereiro, ás 19h Pe.Paulo Wendling palestrou no SIMPÓSIO ECUMENICO de Parobé sobre SAÚDE ALIMENTAR. Com o intuito de fazer um chamamento a intensificar as escolhas quanto ao cuidado com a vida no tempo de quaresma, Pe.Paulo enfatizou o tema do seu último Livro: ESCOLHE A VIDA PARA QUE VIVAS, no 3º e último dia do SIMPÓSIO ECUMÊNCIO. Todo o conteúdo do seu último livro ajusta-se diretamente aos apelos da Campanha da Fraternidade deste ano de 2016 e do tema focado durante o SIMPÓSIO ECUMÉNICO : “Cuidado com a Criação: Casa comum, responsabilidade de todos”. Então importantíssimo priorizar nossas escolhas alimentares no supermercado e também como plantamos e produzimos em nossas hortas para colocar sobre a mesa de nossas casas.

    parobé 1
    SIMPÓSIO ECUMÉNICO – Parobé/RS

     

     

    parobé 2
    Pe.Paulo Wendling – Simpósio Ecumênico. Parobé/RS

    parobé 3parobé4parobé5

  • Destaque nos Jornais- Pe.Paulo Wendling
  • Jornal diárioo Jornal Dois irmãosParabéns Pe.Paulo!! Que o Bom Deus seja sua força e coragem na sua nobre Missão de “CUIDAR DA VIDA” do povo.

  • CIDADÃO HONORÁRIO DE DOIS IRMÃOS
    07/12/15
  • CIDADÃO HONORÁRIO DE DOIS IRMÃOS No entardecer luminoso desta segunda-feira, dia 07 de dezembro, Pe.Paulo foi Homenageado pela Câmera de Vereadores de Dois Irmãos. A Moção da Homenagem foi feita pelo Vereador Léo Büttenbender.Com a presença da família, amigos e colaboradores, Pe.Paulo Wendlin recebeu a Placa de CIDADÃO HONORÁRIO DE DOIS IRMÃOS. Leia na íntegra o discurso do Pe.Paulo WENDLING.

    Excelentíssimo Sr. Presidente desta mesa; Excelentíssimos Senhores Vereadores; Excelentíssimo Senhor Bispo Diocesano da Diocese de Novo Hamburgo; Digníssimo Pe. Dirceu Ritter, Pároco desta paróquia; Colaboradores do CEDIPAVI; Imprensa;  amigos, de modo especial os da Alemanha; Familiares, de maneira especial reverencio minha mãe,  meu eterno orgulho. A todos que nos homenageiam com sua presença. Senhoras e Senhores, Há poucos dias o Papa Francisco falou a Bispos e padres em Roma: “Um padre não pode perder as suas raízes, é sempre um homem do povo e da cultura que o gerou”. As nossas raízes nos ajudam a recordar quem somos e de onde Cristo nos chamou. Nós, sacerdotes, não caímos do céu, mas somos chamados por Deus, que nos tira ‘dentre os homens’, para constituir-nos em ‘favor dos homens’”. Este ano tenho a graça de retornar as minhas raízes, a minha terra natal. Que grande dádiva!!! Desde junho de 1958 Dois Irmãos é minha terra natal. Já com 5 anos carregava minha enxadinha e subia os morros no Vale Esquerdo, a pé, a cavalo ou de carroça e adorava ver aos meus pés a cidade de Dois Irmãos onde as 3 igrejas, o hospital e o colégio das irmãs, eram as construções maiores. Ainda hoje gosto de ver Dois Irmãos do alto dos morros da nossa terra, mas hoje vou de carro, graças as melhorias que a Prefeitura vem fazendo há anos nas estradas da roça. Com saudades lembro das plantações de cebolas e batata inglesa que abasteciam a grande Porto Alegre. Hoje sei que Dois Irmãos não produz mais a quantia de cebolas e batatas para serem consumidas num único dia.Muitas vezes passei pela Av. São Miguel a cavalo levando milho e arroz para o moinho Collet. Éramos felizes, saudáveis e não precisávamos veneno para produzir alimentos. Aqui iniciei meus estudos em 1962 para ingressar no Seminário em Gravataí em 1968. Fui ordenado padre em 1980 aqui em Dois Irmãos com o lema: Deus fez a gente para ser feliz. A decisão é sua. Ao iniciar minha caminhada pastoral no Bairro Rondônia, em Novo Hamburgo, (fevereiro de 1982) fui persuadido pela Palavra de Deus a enxergar a realidade da vida das pessoas. Comprometi-me com elas ao ver onde moravam e como viviam, nas favelas. Essa realidade inquietou-me e comprometeu-me a uma ação efetiva e afetiva. A Palavra de Deus não só me comoveu, mas moveu-me a ir ao encontro daqueles que viviam na marginalidade do território da comunidade, para onde fui enviado pelo bispo para servir como sacerdote. Não recebi formação nem provisão para agir nessa realidade. Afinal, fui enviado “para melhor atendimento espiritual…” (conforme a provisão de Pároco). Em 2013, o PAPA FRANCISCO  disse… “As grandes mudanças da história são realizadas quando a realidade é vista não do centro, mas da periferia. É uma questão hermenêutica: somente compreendemos a realidade quando a vemos desde a periferia, e não com o nosso olhar focado num centro igualmente distante de tudo”. Fundamental, acrescentou o Papa, “é conhecer a realidade por experiência, dedicar um tempo para andar na periferia e conhecer a vida do povo. Se isso não acontece, corremos o risco de sermos ideólogos abstratos ou fundamentalistas, e isto não é sadio”. Nos anos 80, a realidade de vida da comunidade local me fez tomar atitude e criar projetos que iam além da função que recebi. Tive clara consciência que aquele momento exigia uma ação diferente e que somente oração não bastava. O sofrimento do povo me  impulsionou a uma ação concreta em favor das crianças de rua e dos doentes. Como sacerdote, enquanto visitava e abençoava os doentes, eu cumpria com a minha missão sacerdotal. Ao tomar iniciativas visando ir além de abençoar os doentes e sepultar os mortos e não deixar as crianças na rua, ouvi que diziam que não era missão do padre  preocupar-se e ocupar-se com estas questões. Quando mostrava o porquê das doenças, muitos queriam que eu ficasse na sacristia da igreja e ocupasse meu tempo apenas com os sacramentos. A Palavra de Deus e as músicas do Pe. Zezinho  despertaram em meu coração a  compreensão  que a ação de Jesus é uma ação que liberta. O bom samaritano não fica apenas “contemplando” as feridas, mas age derramando sobre elas “óleo e vinho”. A contemplação exige uma ação. “Chegou perto dele, viu e moveu-se de compaixão. Aproximou-se dele e tratou-lhe as feridas, derramando nelas óleo e vinho.” (Lc 10,34). Quando o coração não está endurecido, então agimos. Hipócrates, pai da medicina, já antes de Cristo, revelou que as doenças não são de origem demoníaca nem causadas por forças sobrenaturais, mas encontram explicação natural. Deus não castiga ninguém e não provoca doenças. Cada um de nós é responsável em manter o corpo saudável ou não. Depende das nossas escolhas. Para Hipócrates existe um poder curativo da natureza, isto é, temos forças curativas inerentes em nós, como organismos vivos. Os elementos naturais: terra, ar, luz e água estão impregnados da força de Deus O terapeuta não cura, ele cuida para que Deus cure! Favorece a criação de condições para que estes elementos da natureza possam tratar e libertar o doente devolvendo-lhe a saúde. A natureza deseja que em nosso sangue circule a vida, mas infelizmente, em muitos circulam doenças, lixo tóxico que vamos acumulando pelo estilo de vida, tal qual como rios, onde deve fluir água limpa, flui toda espécie de sujeira… Saúde é cuidar da vida e fazer escolhas saudáveis. Lembro de um dia ter sido chamado para atender a um doente para dar-lhe a unção dos enfermos. No dia seguinte ele faleceu… No velório os familiares expressaram sua “alegria” por tê-lo atendido enquanto ainda vivia. Essa situação levou-me a refletir sobre minha prática. Senti que estava longe da prática de Jesus. O que eu deveria fazer para ajudar as pessoas a viver e recuperar a saúde? Foi neste contexto que surgiu a práxis da pastoral da Saúde em favor da vida. Além de rezar, comecei a ajudar o povo a viver. Ao visitar um doente procurava observar o que ele comia e bebia. Orientava a mudança do tipo de alimentação oferecida, do estilo de vida. Deus me chamou para promover e cuidar da vida das pessoas, ensinando-as a cuidar da alimentação e tudo o que envolve o viver. Enquanto fé e vida estiveram separadas, vamos continuar a mover nossos lábios e rezar para Deus curar nossas doenças, esperando por um remédio mágico, sem querer mudar o que nos adoece. Sem mudar nossos hábitos, nosso estilo de vida e sem colocar alimentos saudáveis, livres dos venenos e das químicas sofisticadas,  em nossa mesa não há como ter saúde. Quando no dia 13 de março de 2013, foi eleito  o Papa Francisco profetizei e escrevi no facebook:  Sempre me espelhei e admirei São Francisco de Assis. Um homem focado no evangelho e na simplicidade, um homem que cuidou da vida, por isso o Pai da ecologia. Tomara que o Papa Francisco nos ajude a viver o evangelho na simplicidade e no cuidado com a vida. Na atual conjuntura do mundo um papa, amigo de São Francisco, indica a Igreja a nos ajudar a cuidar do meio ambiente, dos animais, da vida de todos. E hoje nós todos podemos comprovar que nosso Papa Francisco está sendo um revolucionário dos corações e da vida e nos conclamando a cuidarmos da casa comum. Fui investido do poder de Jesus para o seu projeto de vida e liberdade. O que faço é projeto de Deus e não meu, sou apenas um instrumento nas mãos de Deus a espalhar um pouco de esperança onde reina tanta dor e sofrimento. Hoje posso dizer: fui ordenado para defender os fracos e oprimidos e não os frascos e comprimidos…. A homenagem que recebo desta casa do poder Legislativo não tem merecimento da minha parte. Eu fiz o que devia fazer ao ver a realidade da vida do povo. Estendo  esta homenagem que os senhores  me concedem, ao povo mais querido por Deus: os que sofrem e que tem o direito de serem felizes e viverem com dignidade. Dedico também este reconhecimento às mais de 400.000 mil pessoas que ao longo destes 26 anos de trabalho vieram ao meu encontro na esperança de verem seus males aliviados e muitos são desta cidade de Dois Irmãos. Agradeço ao Excelentíssimo Vereador Sr. Léo Buttenbender a indicação feita e pela concordância dos demais vereadores desta casa. Vereador Léo, sua sensibilidade com o sofrimento das pessoas, é um reconhecimento ao direito á vida digna que todos tem. Reverenciar-me com esta homenagem, Vereador Léo o senhor está  reverenciando a vida de todos que buscam de todos os recantos deste país um pouco de bálsamo para viverem sem dor. Diz o Papa na sua encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum: “ Todo o universo material é uma linguagem do amor de Deus, do seu carinho sem medida por nós. O solo, a água, as montanhas: tudo é carícia de Deus. Quem cresceu no meio de montes, quem na infância se sentava junto do riacho a beber,  quando volta a estes lugares sente-se chamado a recuperar a sua própria identidade.” O momento presente exige que tenhamos uma posição ética e profética para responder ao projeto do amor de Deus. Nossa vida neste mundo é passageira, por isso a necessidade do cuidado com a vida que Deus nos confiou e deixar o melhor para os que ainda virão. Cito o pensador Erich Fromm: ‘A pessoa mentalmente sadia é a que vive pelo amor, pela razão e pela fé, e a que respeita a vida, a sua própria vida e a do seu semelhante’. Hoje posso rezar com o Pe.Zézinho: “Eu não mereço, mas agradeço. Agradeço por ter feito Alguma coisa por meu povo E tido a chance de ajudar alguém Agradeço por ter sido escolhido Pra fazer o que eu já fiz Se fiz alguém feliz”. Deus fez a gente para ser feliz! Muito obrigado.

    Vereador Léo Büttenbender entregando a Placa da Homenagem
    Vereador Léo Büttenbender entregando a Placa de homenagem.

    Confira as fotos: 01 -título

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    engelbert
    Casal de amigos da Alemanha e Pe.Paulo

     

    05
    Dona Maria Wendling(Mãe) do Padre Paulo, participando da homenagem.
    06
    Ex-professoras do Pe.Paulo marcam presença na Homenagem.
    07
    Colaboradores do CEDIPAVI com Pe.Paulo
    08
    Deputado Estadual Elton Weber prestigiando o seu primo Pe.Paulo
    03
    Dom Zeno(Bispo da Diocese de NH) e Pe.Paulo

    01 02 04